No momento você está vendo Dispensação em Farmácia Hospitalar – Qual semelhança com o Mcdonalds?

Dispensação em Farmácia Hospitalar – Qual semelhança com o Mcdonalds?

Dispensação em Farmácia Hospitalar – O que a farmácia hospitalar tem de semelhança com o Mcdonalds? Tirando os plantões de domingos que um Mc sempre cai bem… O processo de logística interna.

No filme Fome de Poder, a cena da foto acima mostra como os irmãos McDonalds organizaram e otimizaram seu espaço interno. De uma maneira muito inteligente, eles organizaram seus processos de forma sequencial e lógica, otimizando o tempo de preparo, reduzindo movimentações desnecessárias e agilizando sua produção.

Este planejamento incrível aconteceu em uma quadra de tênis, onde em diversas tentativas conseguiram revolucionar seu negócio.

Para farmacêutico hospitalar, é importante esta visão macro do espaço interno disponível no hospital e a análise de como é possível otimizar e agilizar a disposição dos materiais e medicamentos.

Com esta análise, podemos garantir uma separação e dispensação mais rápida, sem a equipe da farmácia ficar “perambulando” de um lado para o outro, procurando o endereço dos itens. Endereço que muitas vezes se divide em mais de três, quatro locais diferentes do mesmo insumo.

Como bem definiram os irmãos Mcdonalds:

“Uma sinfonia de eficiência, nenhum movimento desperdiçado.”

A organização do espaço físico de forma planejada dos itens mais o endereçamento assertivo, melhora, além do tempo gasto na dispensação, a dispensação de urgentes e o tempo disponível das equipes. E também melhora o processo de guarda após o recebimento, o controle de validade, as contagens e inventários.

Os processos internos da farmácia hospitalar se interligam e se complementam. Precisamos pensar na disposição física da nossa farmácia interna para que o ambiente seja um aliado ao nosso dia a dia. E como solução, vamos disponibilizar fisicamente os medicamentos para que este trabalhe a nosso favor.

dispensação na farmácia hospitalar

E afinal, o que é Dispensação em Farmácia Hospitalar?

A dispensação é o processo mais tradicional da gestão farmacêutica. No hospital, o farmacêutico hospitalar é responsável por separar e entregar os medicamentos ao paciente. A dispensação segue a prescrição médica, e é com base na prescrição que a equipe de farmácia irá organizar os pedidos de cada paciente e entregar no setor de internação, preferencialmente na dose certa, no horário certo. Tudo isto visando a segurança do paciente e a correta administração do medicamento. A forma de dispensação pode variar, pois cada hospital utiliza sistemas de dispensação diferentes. Cabe ressaltar que a dispensação mais eficaz, tanto economicamente quanto em relação ao uso seguro de medicamentos é a dispensação por dose unitária.

Sistemas de dispensação na farmácia hospitalar

Os sistemas de dispensação na farmácia hospitalar são diferentes, de acordo com a estrutura do hospital e da forma de logística interna relacionada ao medicamento.

É importante o processo de dispensação estar descrito no POP (Procedimento Operacional Padrão) e ser revisado e atualizado periodicamente.

E quais são os tipos de dispensação em Farmácia Hospitalar?

  • Coletiva – É realizado um pedido para a FH pela equipe de enfermagem ou médica sem horários acordados. Não há controle dos sub estoques nos setores, ocasionando maior perda e retrabalho
  • Individualizada – pedido direcionado ao paciente, de acordo com a prescrição médica. É um formato mais seguro, pois há o pedido conforme prescrição médica, mas também não há um controle maior de horários.
  • Unitária – Formato em que há maior controle da saída do medicamento, na dose certa para o paciente certo. E os horários de separação e entrega dos pedidos são gerados de forma automatizada, otimizando o processo.

Os principais erros de dispensação na FH:

  • Separação errada- no momento que está separando o pedido do paciente pega o medicamento trocado
  • Troca do pedido impresso do pedido separado- Junta o pedido de um paciente com os medicamentos de outro
  • Falta de confirmação (baixa no sistema) do pedido- o pedido vai para o paciente no físico, mas o pedido fica como pendente no sistema
  • Atraso na separação- por falta de colaboradores, falta de medicamento ou muitas demandas da FH
  • Atraso de entrega- falta de organização de rotina interna

A dispensação é o processo fundamental da FH Mais um desafio do farmacêutico gestor!

Claudia Cauduro

Deixe um comentário